Oficina de IA na Gestão de Riscos é apresentada por servidores do TJRO no FestLabs 2025 em Belém
Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia apresentaram a oficina "IA na Gestão de Riscos: Otimizando Processos e Substituindo Planilhas no TJ" durante o FestLabs 2025 – Festival de Inovação do Poder Judiciário, realizado no Tribunal de Justiça do Pará. A iniciativa, liderada pelo Gabinete de Governança do TJRO, foi apresentada pelo servidor Ediberto Lemos, pela servidora Daniella Pereira, lotados no GGOV-TJRO. Também participou do evento o servidor Felipe Idalgo, do Laboratório de Inovação da Justiça de Rondônia.
De acordo com Rosemeire Ferreira, secretária do Gabinete de Governança do TJRO, a iniciativa evidencia o progresso do Judiciário Rondoniense na adoção de tecnologias inovadoras para modernizar processos internos e otimizar a eficiência dos serviços prestados.
Na oficina, voltada para uma audiência nacional, os(as) servidores(as) detalharam como o TJRO institucionalizou a gestão de riscos e, mais recentemente, integrou a Inteligência Artificial (IA) para aprimorar esse trabalho. Um dos destaques foi a apresentação do assessor de IA, uma ferramenta que otimiza a identificação de riscos e a formulação de estratégias para lidar com esses incidentes. A ferramenta de IA, AssessorIA, que foi apresentada em evento nacional em agosto e concorre ao Innovare, também foi desenvolvida pela equipe do Judiciário de Rondônia, sob a liderança da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Além de discutir a teoria, a equipe do TJRO demonstrou uma solução prática: o uso da ferramenta AppSheet para registrar os riscos mapeados. O sistema elimina a necessidade de planilhas complexas, tornando o processo mais ágil e acessível. A relevância do projeto foi validada com a aplicação de um caso prático, oportunidade em que os participantes voluntários puderam testar a ferramenta, comprovando a eficácia e facilidade de uso do novo sistema.
Fonte: TJ-RO — link original
Comentários
Postar um comentário