Oficina de IA na Gestão de Riscos é apresentada por servidores do TJRO no FestLabs 2025 em Belém

Servidores do TJRO ministram oficina de IA na Gestão de Riscos, em evento nacional

 imagem mostra homem, de paletó, de frente, falando e gesticulando para grupo de pessoas sentadas

 

Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia apresentaram a oficina "IA na Gestão de Riscos: Otimizando Processos e Substituindo Planilhas no TJ" durante o FestLabs 2025 – Festival de Inovação do Poder Judiciário, realizado no Tribunal de Justiça do Pará. A iniciativa, liderada pelo Gabinete de Governança do TJRO, foi apresentada pelo servidor Ediberto Lemos, pela servidora Daniella Pereira, lotados no GGOV-TJRO. Também participou do evento o servidor Felipe Idalgo, do Laboratório de Inovação da Justiça de Rondônia.

De acordo com Rosemeire Ferreira, secretária do Gabinete de Governança do TJRO, a iniciativa evidencia o progresso do Judiciário Rondoniense na adoção de tecnologias inovadoras para modernizar processos internos e otimizar a eficiência dos serviços prestados.

Na oficina, voltada para uma audiência nacional, os(as) servidores(as) detalharam como o TJRO institucionalizou a gestão de riscos e, mais recentemente, integrou a Inteligência Artificial (IA) para aprimorar esse trabalho. Um dos destaques foi a apresentação do assessor de IA, uma ferramenta que otimiza a identificação de riscos e a formulação de estratégias para lidar com esses incidentes. A ferramenta de IA, AssessorIA, que foi apresentada em evento nacional em agosto e concorre ao Innovare, também foi desenvolvida pela equipe do Judiciário de Rondônia, sob a liderança da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Além de discutir a teoria, a equipe do TJRO demonstrou uma solução prática: o uso da ferramenta AppSheet para registrar os riscos mapeados. O sistema elimina a necessidade de planilhas complexas, tornando o processo mais ágil e acessível. A relevância do projeto foi validada com a aplicação de um caso prático, oportunidade em que os participantes voluntários puderam testar a ferramenta, comprovando a eficácia e facilidade de uso do novo sistema.


Fonte: TJ-ROlink original

Comentários